Da lama aos caos, do caos à lama
Como diria o saudoso pessoal do Chico Science & Nação Zumbi: "...da lama ao caos, do caos à lama; um homem roubado nunca se engana..."
Não vou falar do resultado do mês de maio, já que este apresentou o pior resultado de vendas dos últimos 59 meses. Focarei este texto no período de janeiro a maio.
Como colocamos no post anterior (veja aqui), vivemos a depressão no nosso ciclo econômico. O volume de carros vendidos está na ordem de 1,06 milhão. A queda nas vendas é de 20%, ou uma diminuição de 266 mil carros nestes cinco meses (53,2 mil carros vendidos a menos por mês), sobre o mesmo período do ano passado.
Se fizermos uma comparação com o ano de 2013, onde tivemos o nosso recorde de vendas (1,40 milhão) registramos uma diminuição de 340 mil carros nos primeiros 5 meses de 2015.
O atual volume de vendas é praticamente igual ao do ano de 2008. O gráfico abaixo mostra o tamanho do tombo do setor.
Apesar da forte queda nas vendas, existem alguns segmentos que sofrem menos e outros que sofrem mais. O que registramos é que os veículos Hatches pequenos (Ex.: Gol, Palio, Onix, HB20) são os que estão puxando o mercado para baixo.
Os Hatches pequenos são responsáveis por quase 42% das vendas de veículos, e estão com retração de 22,2%. Neste ano, foram 437 mil carros vendidos contra 562 mil sobre o mesmo período do ano passado. Os seus "irmãos maiores", os Sedãs pequenos (Ex.: Voyage, Siena, Prisma, HB20S), estão numa situação um pouco mais confortável. Apenas uma retração "leve" de 16%. E este, é o segundo grupo de veículos que mais vende no mercado interno. Eles são responsáveis por quase 18% dos carros vendidos. No acumulado deste ano, foram 188,5 mil Sedãs pequenos vendidos, contra 224,6 mil do ano passado.
Os Hatches e os Sedãs pequenos respondem por quase 60% dos carros vendidos no mercado interno.
Mas o segmento que está "bombando" é o de SUV (dá-lhe Honda HR-V e Jeep Renegade). Num mercado retraindo-se 20% o de SUVs está com queda de apenas 8,7%. Hoje, a venda de SUVs já corresponde por 10% das vendas de veículos.
A tabelinha abaixo exemplifica melhor o vai-e-vem das vendas:
VENDA DE VEÍCULOS - JANEIRO A MAIO | |||
SEGMENTO | 2014 | 2015 | V% |
HATCH PEQUENO | 561.646 | 436.949 | -22,20% |
SEDAN PEQUENO | 224.614 | 188.498 | -16,08% |
SUV | 118.029 | 107.762 | -8,70% |
PICAPE PEQUENA | 107.892 | 85.307 | -20,93% |
SEDAN MÉDIO | 89.341 | 75.425 | -15,58% |
PICAPE MÉDIA | 68.609 | 53.697 | -21,73% |
MONOVOLUME | 52.894 | 46.091 | -12,86% |
HATCH MÉDIO | 50.155 | 29.458 | -41,27% |
FURGÃO MÉDIO | 24.518 | 16.114 | -34,28% |
FURGÃO PEQUENO | 11.506 | 8.395 | -27,04% |
STATION WAGON | 10.736 | 8.234 | -23,30% |
SEDAN GRANDE | 8.107 | 6.739 | -16,87% |
SPORT | 1.570 | 1.091 | -30,51% |
TOTAL | 1.329.617 | 1.063.760 | -20,00% |
DISTRIBUIÇÃO DAS VENDAS DE VEÍCULOS - JAN/MAI | |||
SEGMENTO | 2014 | 2015 | |
HATCH PEQUENO | 42,24% | 41,08% | |
SEDAN PEQUENO | 16,89% | 17,72% | |
SUV | 8,88% | 10,13% | |
PICAPE PEQUENA | 8,11% | 8,02% | |
SEDAN MÉDIO | 6,72% | 7,09% | |
PICAPE MÉDIA | 5,16% | 5,05% | |
MONOVOLUME | 3,98% | 4,33% | |
HATCH MÉDIO | 3,77% | 2,77% | |
FURGÃO MÉDIO | 1,84% | 1,51% | |
FURGÃO PEQUENO | 0,87% | 0,79% | |
STATION WAGON | 0,81% | 0,77% | |
SEDAN GRANDE | 0,61% | 0,63% | |
SPORT | 0,12% | 0,10% | |
TOTAL | 100,00% | 100,00% |
Mas o que preocupa mesmo é a perda de "bufunfa"... Neste ano, o setor automotivo registra perdas na ordem de R$ 11,5 bilhões! Apenas para efeito ilustrativo, este ano perdemos basicamente uma Ford e uma VW. É como se essas duas marcas tivessem parado de vender carros neste ano.
Este ano, vendemos R$ 50,3 bilhões contra R$ 61,7 bilhões do mesmo período do ano passado, queda de 18,6%. O gráfico abaixo, mostra que voltamos a vender o mesmo volume do ano de 2010 (na verdade, um pouquinho menos... tipo um bilhãozinho a menos).
Agora, imagine você, leitor, com o seu salário de 2010 e com os custos atuais. Acredito que a sua conta não vai fechar. Então... por isso que grande parte das montadoras entraram de férias, estão com PDV, layoff, suspensão de contrato de trabalhos e até mesmo fazendo caravana para Aparecida. A conta não fecha! Não fecha para o pessoal de autopeças, montadoras e concessionárias.
Mas aqui tem um ponto interessantíssimo! Sabe uma tal de Honda que tem carro novo chamado HR-V? Aumentou o seu faturamento em 21,87%! Imagina só: o mercado com retração média de 18,6% e eu crescendo 22%? Ela – literalmente – achou a agulha no palheiro! E o nosso outro japa (Toyota) também está com resultado positivo.
Finalizando o post de hoje, tem uma parte da música do Chico (nosso título) que explica muita coisa:
"...ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça; Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário